Exemplo de pré-temporada

Zapeando pela TV durante o fim de semana, me surpreendi com a quantidade de partidas amistosas entre times europeus sendo mostradas nos principais canais esportivos da rede fechada. Só jogão!

Uma pequena reflexão me alertou para vários pontos que poderíamos – nós brasileiros – aprender com esses jogos entre grandes clubes europeus. A começar, tratava-se de pré-temporada e as equipes claramente demonstravam que não estavam em suas melhores formas, nem completas com os principais atletas – já que muitos deles disputaram a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 e merecidamente curtem alguns dias de descanso.

Não quero, porém, focar na parte esportiva, uma vez que não acredito ser a pessoa mais adequada para comentar sobre questões técnicas. Mas na parte gerencial, estrutural, de negócios, certamente vários aspectos me chamaram a atenção:

1. jogos entre grandes clubes europeus, o que gerou grande interesse da mídia internacional

2. todos disputados nos EUA, incentivando assim o desenvolvimento de um novo mercado extremamente atraente no quesito recursos financeiros e que sabe tornar simples amistosos em grandes eventos.

3. partidas em formato de torneios, patrocinados por marcas relevantes local e globalmente, o que permite uma exploração profissional dos ativos e a geração de atributos para as marcas (incluindo os próprios times)

Fiquei imaginando como poderíamos nos inspirar nesse exemplo e fazer da pré-temporada dos times brasileiros um grande gerador de recursos e divertimento.

Tá aí mais um desafio para os nossos gestores.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s