As novas cores do futebol

Recordo meus tempos de Nike, quando na função de Gerente de Comunicação, recebi a missão de contribuir com o lançamento de uma chuteira cuja cor era rosa. Rosa, mesmo, daquelas com o tom bem “cheguei”. 

Era a primeira vez que uma empresa ousava em inserir um produto com uma coloração atribuída ao sexo feminino para o futebol. Lembro que tivemos muitas dificuldades para emplacar o plano e realmente fazer a chuteira aparecer.

Eram poucos pares disponíveis para venda e a equipe de Sports Marketing penou para encontrar algum jogador que quisesse utilizá-la. Vários declaravam que gostaram do produto, mas que “não podiam usar publicamente”. O temor era em função de retaliação por parte da torcida. Houve até caso de torcedores se reunindo com atleta solicitando que não utilizassem a cor rosa e, inclusive, companheiros que não “permitiram” por outro colega de time.

Enfim, tudo isso para dizer que – felizmente – esse pensamento infantil e preconceituoso foi superado no futebol. Na Copa do Mundo, a Puma tinha como produto-chave uma chuteira na cor rosa (somente um pé é verdade), mas que foi utilizado por grandes jogadores como Kun Aguero e Mario Ballotelli. 

O Real Madrid acaba de estrear o novo uniforme para a temporada 2014-2015 na cor….rosa. E ficou lindo! Assisti à partida da equipe ontem pela TV contra a Roma por um torneio amistoso nos EUA e realmente a adidas fez um material excelente. A própria Nike retomou seu projeto e recentemente também ofereceu chuteiras na cor rosa. Desta vez, porém, para o bem do futebol e da sociedade, vários atletas a utilizaram.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s