Jogo também se ganha fora do campo

Recentemente, tive a oportunidade de conhecer detalhadamente o trabalho realizado pelo Santos Futebol Clube para integrar o trabalho de inteligência ao dia-a-dia dos departamentos de futebol profissional e amador do clube. E fiquei muito bem impressionado com a seriedade e competência dos profissionais à frente desse projeto. 

Durante a palestra concedida pela equipe analítica – denominada “scouters” – pude aprender sobre a profundidade de dados que devem ser considerados e analisados pelos profissionais da bola a fim de que consigam implementar extrair dos atletas o seu melhor. 

Não se trata apenas de estatísticas rasas, como quantidade de passes certos ou errados, ou chutes com a perna direita ou esquerda. São informações mais embasadas, como a capacidade do jogador de se adaptar a uma situação de jogo, perfil psicológico e características fisiológicas que impactam na performance. Enfim, algo bastante inovador e de vanguarda no futebol atual.

O que me deixou mais satisfeito ainda foi saber que toda essa inteligência tem sido aplicada na prática – o que deveria ser obvio, porém, no futebol o obvio não é tão obvio assim. Hoje, no Santos, a comissão técnica define seu planejamento de treinos segundo esse conjunto de dados analíticos. A diretoria define contratação e dispensas de atletas somente após o jogador indicado passar pelo crivo da equipe de análises. 

Tá aí mais um exemplo de futebol moderno e, diante da equiparidade técnica do futebol atual, contar com a inteligência – como o próprio nome diz – é ser inteligente.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s