O barato sai caro; ou o caro pode ser barato!

Com a recente repatriação pelos clubes brasileiros de jogadores consagrados no mercado internacional, uma nova discussão ganhou corpo dentro da administração esportiva. O tema é se esses astros são ativos “caros”, que chegam com salários exorbitantes onerando assim mais ainda uma folha de pagamento já bastante elevada e que, muitas vezes, não é cumprida à risca. 

Pois bem, a discussão não se deve focar somente no salário mensal. Diz a lei de mercado que as “coisas custam quanto valem”. E isso é verdade. Porém, para que essa verdade seja aplicada gerando os resultados esperados, é necessário trabalhar de maneira organizada, séria e com foco.

Vejamos o caso Robinho, que retorna ao Santos Futebol Clube pela terceira vez. Não sei quanto ele está ganhando de salário, mas fontes da imprensa dizem que algo em torno de R$ 800 mil por mês. Muito alto, não? Será…

Em dois dias – período em que o nome do atleta foi anunciado e ele finalmente apresentado como atleta do Santos – o clube foi alvo do mercado, interessado em investir recursos para aproveitar os atributos que um jogador como o Robinho podem refletir para marcas.

Cito alguns deles: TV Globo alterou a grade da sua programação para transmitir ao vivo duas partidas do Santos na rodada de domingo. Sabemos que audiência – ainda que em queda – é maior. E a reboque da audiência, o clube fechou dois patrocínios pontuais, algo que há tempo não conseguia. Isso sem falar na venda de ingressos, que após o anúncio do craque, explodiu, esgotando a disponibilidade em poucas horas.

Também ha relatos de vendas recorde de camisetas oficiais com o nome do jogador.

Enfim, será que o Robinho está custando caro ao Santos? Sem esforço proativo o clube já se beneficia financeiramente, imagina se executar um plano estratégico embasado e focado em alavancar receita?!

Como seria bom ter outros “Robinhos” atuando em nossos gramados. Com profissionalismo e foco, certamente esses atletas não seriam nada “caros” como pensamos…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s