…e a história se repete

Há um pouco mais de quatro anos exerço a função de responsável pelos assuntos ligados ao esporte no McDonald’s, no Brasil e na América Latina. Grande parte do meu tempo se dá em função do gerenciamento dos patrocínios à Copa do Mundo da FIFA e dos Jogos Olímpicos. Recordo que desde 2010 até meses antes da Copa, chovia mensagens em minha caixa de e-mails com propostas envolvendo “projetos” mirabolantes. Todos tinham à minha disposição – mediante o pagamento de um bom fee – um evento, produto ou serviço ligada ao evento que iria gerar um benefício extremo à marca.

O ritmo de “soluções” foi diminuindo à medida que o evento se aproximava até que finalmente se encerrou. Pois bem, virada a página do Mundial 2014 e com a contagem regressiva aos Jogos Olímpicos Rio2016 já andamento, os “grandes gênios” do Marketing Esportivo estão de volta. É impressionante como há especialistas no mercado, que com o piscar dos olhos já conhecem a sua estratégia de negócio e chegam com a resposta pronta para os desafios que tanto trabalhamos. E já vislumbro receber esses “potes de ouro” pelos próximos um ano e meio por exemplo.

Peço perdão ao tom irônico do texto e também deixo claro que não generalizo as palavras acima. Há muita gente séria, competente e sim com soluções eficazes. No entanto, não é possível que aproveitadores ainda achem que uma empresa patrocinadora oficial das Olimpíadas, com uma estrutura profissional de gestão do esporte vai embarcar em “qualquer projeto”.

Como dica para aqueles que ainda buscam se diferenciar, reforço que antes de apertar o “send” da sua máquina, passe a mão ao telefone, converse com o gestor e entenda o que ele busca. Eu atendo a todos os telefonemas, mas apago todos os “lixos” que lotam a minha caixa. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s