“Melhor Jogador do Mundo”

Que bom seria se os atletas brasileiros tivessem a mesma atitude do Lebron James. Após a 5ª partida pela série final da NBA, no último domingo, o jogador do Cleveland Cavaliers foi questionado por um repórter se sentia a pressão por ser o responsável em buscar a virada de sua equipe nos próximos jogos. Sem papas na língua ou qualquer intimidação, soltou:

“Sou confiante porque eu sou o melhor jogador do mundo. Ponto”. Abaixo, o vídeo que capta este exato momento durante a coletiva de imprensa, ainda na Califórnia:

Vibrei com a atitude! Atleta que é bom – e que sabe que é bom – tem que se portar assim mesmo. Bater no peito e chamar a responsabilidade. Talvez ele não quisesse ter sido literal quando fez a afirmação, mas todos entenderam o recado. E assim deve ser.

O que não podemos é continuar com a mesmice das respostas padrão e cheias de clichês que escutamos todos os dias na imprensa. Há exceções, reconheço, mas por aqui todos “respeitam o adversário”, “dão o máximo de si”, “o grupo é que importa”, etc. E, em caso de uma declaração um pouco fora do script, pronto, polêmica à vista e rejeição dos puristas de plantão.

Entendo que figuras públicas devem sempre respeitar as orientações do “Media Trainig politicamente correto”, mas  quem está no esporte de alto nível precisa de atitude e alto confiança. E o jogo de palavras faz parte desse contexto, com o cuidado de nunca, é claro, desrespeitar os companheiros de time e adversários.

Talvez Lebron não seja o “melhor jogador do mundo”, porém, gostaria que outros “melhores do mundo”, sobretudo os brasileiros, também assim os se achassem.

4 comments

  1. Infelizmente a exigência do politicamente correto parece estar intimidando um pouco os nossos atletas, e as declarações estão cada vez mais previsíveis. Ainda há algumas exceções bacanas, principalmente com uma garotada mais nova, mas ainda longe de atender a demanda voraz de conteúdo. Vamos trabalhando pra mudar isso pelo menos um pouquinho…

    Curtir

    1. Concordo, Denis. Está na hora dos nossos atletas serem mais autênticos, falarem aquilo que realmente pensam. Chega de ouvir o mesmo blá-blá-blá, que soa bem e não compromete ninguém. No futebol, isso é mais evidente, mas nos esportes olímpicos a pratica também contagiou todos. Poxa, se somos os melhores no vôlei, nossos atletas devem se portar como tal; se na natação temos recordistas e campeões mundiais, eles devem reafirmar sempre que são os melhores, enfim, queremos atitude. Isso é parte do esporte de alto nível.

      Curtir

  2. Todo esportista de alto desempenho, seja ele unanimidade ou não, deve ter em mente quando está diante de uma decisão, que é melhor que seu adversário. Afinal ele se preparou para estar ali, na disputa pelo primeiro lugar no pódio. Esse tipo de declaração não deve vista como arrogância ou prepotência e sim como auto confiança. O episódio de Lebron James ganha repercussão, pois não estamos acostumados a esse tipo de declaração na mídia, mas ali dentro de quadra, campo, raia,etc… declarações ao pé do ouvido devem jorrar aos borbotões. Quantas vezes ouvimos histórias de Pelé, que quando provocado, entrava em campo decidido a acabar com o jogo. Certeza tinha ele que ninguém poderia pará-lo. Gosto de ver Goleiros batendo no peito provocando o batedor, decidido a pegar o Pênalti. Bem como nos sentimos seguros, quando nosso camisa 10 coloca a bola embaixo do braço, sabendo que não perderá a cobrança.

    Entrar para a disputa olhando o adversário com dúvidas se pode vencê-lo, é dar a ele o que ele mais precisava: A certeza que ele é melhor que você!

    Curtir

    1. Excelente ponto de vista, Celso. Essa é a natureza do esporte. A disputa sadia em que a alto confiança diferencia os craques dos comuns. Num cenário tão competitivo, o simples jogo psicológico pode ser a diferença entre ganhar a medalha de ouro e a de prata…

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s