Como (não) ver um jogo

Ao longo da minha trajetória como profissional de Marketing e Comunicação do Esporte aprendi que deveria assistir a uma partida esportiva – seja ela da modalidade que for – de uma perspectiva diferente do espectador “comum”. Isso porque, para nós o que interessa acompanhar não são as jogadas criativas dos craques em campo ou os planos táticos dos treinadores à sua beira. Nosso papel é prestar atenção onde ninguém – supostamente – tem interesse de ver enquanto rola a bola: o entorno do espetáculo.

Neste post, minha intenção é explicar um pouco como os gestores esportivos “desfrutam” do espetáculo, seja ao vivo no local da competição ou por meio da TV. Nesta profissão, não conseguimos relaxar e curtir a atuação dos jogadores. Estamos sempre atentos aos detalhes que muitas vezes passam desapercebidos pelo grande público. Enquanto eles querem ver “gols”, “cestas”, “cortadas”, nós estamos mais preocupados com o que está ao redor.

Não é uma tarefa fácil, ainda mais para quem está neste mercado justamente porque ama o esporte. Seja a ser, inclusive, uma luta pessoal constante. Enquanto o coração tenta focar a atenção para as jogadas e disputas dentro das quatro linhas, o cérebro comanda o sistema nervoso para que se dedique ao que está fora delas. E assim deve ser!

Trago dois exemplos para facilitar a compreensão daqueles que eventualmente já não captaram a mensagem:

1. Ao olhar para um atleta, não nos interessamos em saber que posição atua, se joga é destro ou canhoto, se é defensor ou atacante. Nossa atenção é analizar seu uniforme. Fazemos um raio-x para identificar e reconhecer as marcas presentes aí, sejam de patrocinadores ou fornecedor do material. Após reconhecer, atualmente adotamos um juiz de valor para verificar se as razões pelas quais aquelas empresas se interessaram pelo espaço adquirido; também focamos no calçado, neste caso a fim de mapear se modelo e silo condizem com a coleção atual e, claro, quem é o fabricante.

2. Também estamos sempre atentos às placas publicitárias, avaliando seus posicionamentos, clareza das mensagens e nível de visibilidade. Inclusive chegamos ao cúmulo de decorar a lista de anunciantes de determinados torneios ou eventos. Aliás, é obrigatório a qualquer profissional deste ramo sair de qualquer evento esportivo com as marcas expostas na ponta da língua (faz o teste você mesmo!).

Isso para não dizer que enquanto a bola rola, nossos olhos estão voltados para as arquibancadas, a fim de “pescar” alguma ação específica, seja de marketing de emboscada, ou do patrocinador oficial.

Enfim, o profissional de MKT e Gestão Esportiva não deve se preocupar com quem vence ou não o jogo. O fator de sucesso é saber identificar as oportunidades de negócios, que serão oferecidas interessados em apoiar o esporte. Essa é maior vitória!

 

8 comments

  1. Excelente post, xará! E o prazer de assistir eventos que dão espetáculos nos intervalos e ativações extra quadra, como os palcos montados e desmontados em minutos num superbowl ou a entrada dos jogadores antes de um jogo decisivo de Champions? É de bater palmas com estes golaços! Abraço e parabéns pela iniciativa do blog!

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  2. Deve ser duro quando ta na Vila vendo o filhote entrando em campo hehehehe.

    Mesmo fora do mercado ainda mantenho os “vícios” que você citou. Muito bem exemplificados.

    Abs

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  3. Excelente ponto de vista! Me identifiquei na hora haha

    Nosso desafio atual na Estádio TV é justamente trazer um pouco desse exemplo americano de entretenimento tentando “americanizar” o mínimo possível para não perdermos nossas características…

    Mas ainda há muito a ser feito. Precisamos marcar nosso café!

    Abs

    Curtido por 1 pessoa

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