Pré-temporada campeã

A temporada 2015-2016 do futebol europeu ainda nem começou, mas nem por isso os melhores times do mundo deixam os seus fãs nas mãos. Basta zapear a TV para se deparar com duelos dignos das fases finais da Champions League e de grandes clássicos internacionais. Todas eles, porém, amistosos e parte da pré-temporada de verão.

Refletindo sobre o assunto, percebi que o que menos importa nesses grandes jogos é o resultado ou a performance de esse ou aquele jogador. O objetivo real transcende as quatro linhas do gramado.

Tanto os amistosos simples, quanto aqueles realizados em formatos de torneios – geralmente quadrangulares – são uma oportunidade incrível para a geração de negócios. Afinal, é este o momento adequado para a arrecadação de recursos financeiros adicionais, atração de novos patrocinadores, fidelização de torcedores/consumidores e expansão da marca.

Fato curioso e que merece bastante atenção – já foi objeto de post neste mesmo blog: Soberania norte-americana no esporte – é que a maioria dessas competições acontecem nos EUA ou Ásia, incentivando assim o desenvolvimento de um novo mercado extremamente atraente e exemplo de gestão esportiva. Basta perceber que em todos os jogos os estádios estão literalmente lotados e as transmissões de TV atingem os quatro cantos do mundo e, consequentemente, milhões de espectadores.

Tudo isso se transforma em um prato cheio para que grandes marcas estabeleçam vínculos de patrocínio ou até mesmo title sponsors a esses eventos. Elas se beneficiam da visibilidade garantida, implementam planos de ativação inovadores, geram negócios e realçam os seus valores associados ao esporte. Ou seja, o ciclo completo do Marketing Esportivo.

Enquanto isso, por aqui, seguimos debatemos calendário e apostando em jogos-treino nos CTs contra equipes de divisões menores como forma de se preparar para a temporada.

Está aí mais um exemplo para inspirar os gestores dos clubes brasileiros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s