A eficiência do Storytelling no MKT Esportivo

Um dos elementos mais básicos para o sucesso de um planejamento de Marketing Esportivo é a capacidade do gestor de trabalhar seu(s) ativo(s) junto aos públicos de interesse e sob um objetivo definido.

Esse trabalho, conhecido como “ativação”, tem o papel de reduzir a distância entre as partes, geralmente levando até o consumidor os benefícios do “produto ofertado”. Há várias e distintas maneiras de ativar, porém aprendemos ao longo do tempo que a melhor delas – independentemente da ação em si – deve trazer consigo todo o apelo emocional inerente ao esporte. Convenhamos, nada melhor que a atividade esportiva para proporcionar emoções indescritíveis.

E, no meu entender, esporte é feito de histórias. E elas quando relevantes e bem contadas – sejam por meio de textos, imagens, áudios ou desenhos – despertam sentimentos dramáticos naqueles considerados “alvo” da ação. Essa provocação no coração do consumidor, muitas vezes se reverte na reação comercial esperada. Seja um simples “like” na página do Facebook, o ganho da simpatia pelo time/atleta A ou B, ou mesmo a compra de um determinado produto.

Essa narrativa, conhecida como storytelling vem se consolidando nos últimos anos no mercado publicitário e também já começa a ganhar espaço no mundo esportivo.

A ideia do Storytelling é ir além. É trazer contexto, explicar, trazer ao público aquilo que ele não vê. O futebol brasileiro, por exemplo, é um celeiro de grandes histórias. Com um passado riquíssimo e um presente moderno, permite que profissionais de Comunicação Esportiva se lambuzem em um universo de grande potencial público e retorno institucional ou comercial.

Na prática, porém, seguimos ainda com ações de storytelling mais triviais, como o desenvolvimento de conteúdo vinculados a lançamentos de uniformes de times. Como geralmente eles trazem algum elemento histórico de determinada equipe, é fácil achar o “gancho” que permite discorrer sobre todo o processo criativo para se chegar a este produto, iniciando-se na inspiração, ideia, desenvolvimento, etc…

No mundo olímpico, 2016 será um ano especial para nos depararmos com histórias deliciosas de contar e ver. Afinal, o “ser atleta” é uma fonte inesgotável de casos que realmente mexem com o emocional de qualquer um com um pouco de sensibilidade. E tenho certeza que as marcas envolvidas no evento sabem disso e irão explorar o tema ao máximo.

Afinal, em ano de crise, nada melhor do que utilizar o coração para atingir o bolso.

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