Placa de campo também pode gerar negócios

Fim da segunda rodada do Brasileirão. E com ela mais uma observação sobre os detalhes das placas de campo que circundam os gramados neste Brasil a fora. No último post falamos sobre a presença de mensagens dos detentores dos direitos do campeonato – TV Globo e CBF – em locais que tradicionalmente eram ocupados por grandes marcas de vários setores da economia.

Desta vez, minhas atenções se fixaram na linha lateral no lado esquerdo do monitor. Mais especificamente nas exposições da Vivo e Sky. Motivo: são as únicas entre as diversas presentes que utilizam esta propriedade de grande visibilidade de massa para ir além de mostrar somente os seus nomes. Elas informam os seus números de telefone para os interessados em adquirir seus produtos.

No mundo do Marketing Esportivo, essa prática denomina-se “Call to Action”, ou seja, estimular o interlocutor a tomar uma atitude. Pode soar uma publicidade “vendedora”, mas entendo ser uma maneira eficiente de usar o futebol para a geração de negócios. Afinal, já discutimos aqui que placas de campo são um formato de mídia e que, portanto, tem sim finalidade comercial.

O conteúdo das mensagens das duas empresas chamam atenção pois não recordo ter visto algo parecido nos campeonatos de futebol espalhados pelo país. Sobretudo nos que possuem placas de campo estáticas. A prática é usar o tamanho padrão de 7m x 1m de maneira institucional (no Brasileiro as dimensões são 12m x 1m). No modelo de LED – aqui e lá fora – a diversidade de mensagens é mais fácil, mas geralmente o que se vê são os nomes das empresas (e/ou seus produtos) aparecendo por meio de animações criativas. Algumas deixam seus endereços de website, página de Facebook ou hashtags. Mas telefone e pedindo que “ligue”, nunca vi.

Não que eu ache que usar placa de campo de maneira promocional se tornará uma tendência – até porque a FIFA não permite essa prática nos campeonatos que organiza – mas no mundo competitivo de hoje e de recursos cada vez mais escassos, não se pode perder a oportunidade de “buscar os clientes” e ser mais eficiente, ainda que seja expondo somente um número de telefone para contato. Enfim, um verdadeiro “call” to action.

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