Reserva de Mercado

Para quem está acostumado, como eu, a assistir as corridas de Fórmula 1 pela TV Globo deve ter sentido um vazio no último domingo, em que foi realizado o GP do Canadá. Isso porque a emissora simplesmente decidiu ignorar a transmissão da prova para, no lugar, passar um daqueles “filmes inéditos na TV”.

O fato é um bom objeto de discussão no mundo do Marketing Esportivo. Afinal, é muito provável que a decisão da emissora  levou em consideração atributos estratégicos e mercadológicos. Com experiência de anos transmitindo a temporada da F-1, sabem muito bem o produto que tem em mãos, o seu momento e potencial. Podem até alegar que a corrida foi sim transmitida, pelo canal esportivo a cabo Sportv, embora deva-se reconhecer que nem 40% da população possui acesso a esse canal.

Enfim, este é mais um exemplo da “reserva de mercado” que a TV Globo vem praticando nos últimos anos no mercado esportivo. Com poder econômico superior às concorrentes e munida de um privilégio inexplicável junto aos detentores dos principais produtos relacionados ao esporte, compram os direitos de transmitir as maiores disputas para…não mostrá-las. Ou seja, prestam serviço exatamente contrário de quem se espera o papel de fomentar o esporte por meio da sua visibilidade de massa.

Tem sido assim com a Fórmula 1, UFC, NBA, NBB, Liga dos Campeões e tantos outras grandes atrações do esporte. E recordo, o Sportv é um canal fechado, pago e que ainda não atinge a grande massa.

Essa é uma discussão importante e deve ser aprofundada. Trata-se do desenvolvimento do esporte nacional. E às vésperas dos Jogos Olímpicos no Brasil, as modalidades – todas elas, olímpicas ou não – deveriam ser as protagonistas da TV aberta. Esconder certamente é o caminho contrário.

One comment

  1. E o treino da f1 no Azerbaijão,marcado para as 18:00 na sinopse e que não aconteceu.São tão incompetentes quanto a Globo?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s