Faltou respeito!

image-1Faltou respeito ao clube, aos torcedores, aos jogadores e, acima de tudo, ao próprio regulamento. A atitude da CBF de alterar a data da partida entre Santos e Ponte Preta cerca de 24 horas antes do dia e horário originais é uma afronta ao profissionalismo esperado em um campeonato tão importante quanto o Brasileiro e revela a completa desorganização e falta de liderança da entidade máximo do futebol brasileiro.

O futebol atual é tão complexo que uma simples alteração de horário gera um impacto tremendo nos planos do clube. Isso porque uma partida começa muito antes da bola rolar. As equipes de logística, fisiologia, nutrição, fisioterapia, etc…estabelecem com muitos dias de antecedência os passos a serem tomados para que os atletas possam estar em suas melhores formas exatamente naqueles 90 minutos. E qualquer antecipação ou atraso desse horário alteram o rendimento esperado.

Para o tocedor, a mudança repentina também gera transtornos, afinal, o futebol muitas vezes é programa do fim de semana e exige que famílias e amigos se programem para desfrutar desse entretenimento. Até por isso, o Estatuto do Torcedor estabelece que o prazo máximo para qualquer mudança de rumo seja 72 horas. Não 24 horas, ainda que a intenção tenha sido a segurança do espetáculo em função de possível confronto de torcedores de Guarani e Ponte Preta.

Diante desse absurdo – que só aconteceu pois envolveu dois clubes completamente ignorados pela detentora dos direitos de TV – dou razão ao Santos, que encontrou uma forma irreverente de protestar sua indignação. Inspirado na ação do Vasco da Gama em 2000, quando usou o uniforme para demonstrar sua insatisfação contra a TV Globo – quem não lembra da logomarca do SBT no peito dos atletas -, o time santista aplicou a frase “Faltou respeito” na parte de trás das camisetas dos jogadores.

Espero que este protesto pacífico e inteligente não resulte em mais punição ao clube. O que precisa sim é que os órgãos de defesa do consumidor e a Justiça Desportiva entrem em campo, na data certa, e tomem uma atitude contra quem prejudica o futebol.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s