Palmeiras também foi campeão fora de campo

O título brasileiro conquistado pelo Palmeiras coroou não só o time que melhor performou tecnicamente, mas também chancelou que gestão profissional e parceiros fortes são fundamentais para o sucesso de uma equipe de futebol. Tentando entender essas razões, percebi que os fatores extra-campo da conquista não passaram por estratégias mirabolantes e ações “fora da caixa” dos profissionais de Marketing Esportivo. O Palmeiras soube fazer o simples. E o simples, quando bem feito, gera resultado.

Com ajuda de profissionais competentes e renomados do mercado, como os amigos Roberto Trinas e Luciano Kleiman, o clube se apoiou nos fundamentos básicos de gestão esportiva como parte da sua metodologia de trabalho. O resultado não poderia ter sido diferente.

O conjunto de possuir um patrocinador forte e atuante, um estádio moderno e um “mindset” profissional foram os fatores-chave que conduziram o Palmeiras ao sucesso neste ano. Aliás, essa diretriz se iniciou há algum tempo e o mérito foi tê-la sustentado ao longo do período independentemente do que acontecia dentro de campo.

No quesito patrocinador, o Palmeiras é o único dos quatro grandes de São Paulo que possui verdadeiros parceiros de negócios. O relacionamento da Crefisa, FAM e adidas vão além da exposição simples da marca no uniforme. Pontuais, aliás, passam longe dali. Elas atuam ativamente nas etapas de planejamento e execução do departamento de marketing com o objetivo de fomentar relacionamento e experiência junto aos milhões de torcedores, por consequente, business para o clube.

O Allianz Parque, pelo próprio nome, é um dos únicos estádios do Brasil que já nasceu com naming rights. Apesar do imbróglio com a WTorre, o clube tem se beneficiado da arena. Somente na partida contra a Chapecoense (PS: meus sinceros e profundos sentimentos aos familiares de todos envolvidos na tragédia) e que consolidou o título, foram mais de R$ 4 milhões arrecadados. Muito desse montante veio do programa de Sócio Torcedor. O “Avanti” é simples, de fácil utilização e que oferece bom custo-benefício aos seus associados. Ou seja, funciona…

Há muito mais sendo feito. Também há problemas, é verdade. Mas o fato é que essa gestão profissional, com metodologia e foco tem dado resultado. Até a famosa “turma do amendoim”, que tanto fez mal ao clube, hoje engole seco as críticas e – calados – batem palma.

Enfim, se dentro de campo o Palmeiras foi campeão por somar mais pontos, fora dele também mereceu levantar a taça.

3 comentários em “Palmeiras também foi campeão fora de campo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s