Inter, exceção à regra do Marketing Esportivo

Como toda regra, é necessário uma exceção para comprová-la. E foi o que aconteceu neste campeonato brasileiro, com o rebaixamento do Internacional para a segunda divisão.

Se por um lado discutimos neste mesmo blog as razões pelas quais o Palmeiras mereceu conquistar o título nacional (leia mais em Palmeiras também foi campeão fora de campo), acho válido refletir os porquês o time gaúcho caiu mesmo sendo um bom exemplo em gestão e administração.

Confesso que, do ponto de vista de Marketing Esportivo, não tenho muitos argumentos para explicar essa queda. Afinal, o Inter ao longo dos últimos anos foi um dos times que mais se desenvolveu fora de campo.

Foi um dos precursores do programa Sócio Torcedor e hoje conta com mais de 150 mil pagantes; possui estádio moderno e patrocinadores fixos que geram valor agregado para os fãs, marca e, consequentemente finanças da agremiação. Consegue manter uma das maiores receitas do futebol brasileiro, com mais de R$ 300 milhões/ano, e vem reduzindo de maneira consistente suas dívidas.

Ou seja, fez tudo que a teoria manda, mas o resultado foi totalmente o oposto do esperado!

Alguns podem dizer que problemas políticos recentes e momentâneos impactaram para que clube chegasse ao pior fato da sua história dentro de campo. Acho difícil, pois conflitos e problemas administrativos são inerentes a qualquer instituição, inclusive aquelas de maior sucesso. Não se deve estabelecer qualquer relação direta neste caso.

Enfim, tentei encontrar algumas respostas para este caso tão particular, em que boa gestão = má performance. Inclusive até busquei ajuda no grande livro “A Bola não Entra por Acaso” (Ferran Soriano, Ed. Principio, 2009), mas nada!

Me convenci que neste caso, a bola não entrou mesmo por ruindade dos jogadores e não de seus dirigentes.

One comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s