“Não jogue nada em campo”, #sqn

A língua portuguesa é realmente espetacular. Acho que somos privilegiados em ser fluentes num idioma que proporciona diversas interpretações de mesmas palavras.

Recordo que há alguns anos eu me deliciava lendo os textos do saudoso Moacir Japiassu, no livro “Jornal da ImprenÇa”. Com muita criatividade e boa dose de humor, o autor Moacir buscava sentidos figurados de expressões e frases publicadas nos veículos espalhados pelo país.

O esporte, sobretudo o futebol, também nos proporciona momentos cômicos quando analisamos as baboseiras que escrevem e se publicam por aí. Recentemente, um caso emblemático envolveu o Palmeiras.

Com a melhor das intenções, o clube posicionou uma placa direcionada a um setor de espectadores no estádio com os seguintes dizeres: “não jogue nada em campo”. Claro que todos entenderam o real propósito da mensagem, mas como no futebol tudo é motivo para crítica, o legítimo interesse em orientar o torcedor a não atirar objetos em campo virou motivo de piada.

Lógico que o tema veio à tona pois o time foi derrotado pelo principal rival. Nesta partida, ficou provado que realmente “ninguém jogou nada em campo! ”. Rapidamente a placa foi retirada e deve retornar em breve dizendo as mesmas coisas com outras palavras.

Afinal, muitas vezes é difícil dizer o fácil!

2 comments

  1. Caro David,
    Excelentes observações. Seu olhar crítico e construtor enriquece ainda mais seus posts.
    abraços,
    Wagner Faneco

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s